Dicas contra Acne

Doença inflamatória da pele, que acomete principalmente o rosto dos adolescentes e adultos jovens e se caracteriza pela presença de cravos e espinhas. Pode também acometer o tronco. Tende a piorar à medida que o adolescente vai ficando mais velho, podendo deixar cicatrizes na pele.

O tratamento é feito com sabonetes que controlam a oleosidade da pele, cremes que ajudam a desinflamar e retirar os cravos da pele e com limpezas de pele regulares.

Em mulheres com acne, que não respondem aos tratamentos ou que o iniciam após os 20 anos, é necessário uma investigação hormonal pois a mesma pode ser causada por uma disfunção ovariana (síndrome dos ovários policisticos), diabetes ou estar relacionada a obesidade. Em casos mais graves é necessário o tratamento com medicamentos orais, como antibióticos ou isotretinoina.

A isotretinoina é uma medicação com excelentes resultados levando a melhora completa ou quase completa da maioria dos pacientes. Porém é uma medicação que causa mal formação fetal grave se ingerida pela mulher grávida. Por isso deve ser dada com muita cautela em mulheres. Além disso exige exames de sangue mensais e acompanhamento médico.

Um novo tratamento está sendo indicado para paciente com acne grave mas que por algum motivo não podem ou não querem usar antibióticos orais ou a isotretinoina. É a Terapia Fotodinâmica.

Após a resolução das lesões inflamatórias podem ficar cicatrizes na pele. Não desanime.

Atualmente existem vários tratamentos que melhoram muito este problema, como:

– Uso de cremes a base de ácidos como retinoico e glicolico.

– Peelings químicos.

– Peeling de cristal.

– Laser como o Fraxel ou CO2.

– Abrasão cirúrgica.

Voltar para todos os Posts