Como cuidar da pele no dia a dia?

Cuidar da pele só faz bem para a saúde!

Você deseja manter sua pele sempre limpa e bonita? Saiba que você deve tirar alguns minutos todos os dias para realizar a manutenção dela. Isso porque a pele absorve poluentes e agentes infectantes ao andar na rua por exemplo. Para evitar problemas como acne, ressecamento e outros, você deve manter uma rotina de beleza.

Primeiro você deve identificar qual é a sua pele:

1) PELE NORMAL
É homogênea, com toque suave e macia. Possui brilho natural, elasticidade e viço. Poros quase invisíveis. Não apresenta pontos e manchas.

2) PELE SECA
É a mais encontrada nas regiões frias do Brasil. Pele sensível, principalmente em relação às mudanças de tempo. Não possui brilho, elasticidade ou viço. Apresenta escamações. Poros visíveis e é áspera. Comum em pessoas de pele clara.

3) PELE OLEOSA
Comum em locais de grandes temperaturas. Oleosidade e brilho excessivo. Possui cravos e espinhas aparentes. Poros são abertos e a textura é granulosa. Pele sensível.

4) PELE MISTA
É o tipo de pele mais encontrado no Brasil. A pele é oleosa na zona T (testa, nariz e queixo) e características de pele seca ou normal nas maçãs do rosto.

Dicas para cuidar da pele

* Utilize sabonete adequado para seu tipo de pele, preferência líquido;

* Para peles oleosas e mistas, opte por ingredientes adstringentes que melhoram a aparência e a limpeza;

* Passe também um tônico, que remove a sujeira mais pesada – óleos e maquiagens, por exemplo.

* Hidratação é importante, por dentro e por fora. Tome no mínimo 2 litros de água por dia e use um bom hidratante facial. Para peles oleosas, utilize produto sem óleo, à base de água;

* Mantenha uma alimentação equilibrada e proteção diária com filtro solar;

* O filtro deve ser de acordo com sua pele, para prevenir acne e oleosidade excessiva. Pessoas com acne devem optar por cremes livre de óleo ou à base de gel. Para atividades físicas, deve-se evitar o gel, porque saem com o suor.

* O fator de proteção solar se caracteriza pela seguinte numeração: 2 até 15 possui baixa proteção contra a radiação UVB; o FPS 15-30 oferece média proteção contra UVB, enquanto os protetores com FPS 30-50 oferecem alta proteção UVB, e o FPS maior que 50, altíssima proteção UVB. Pessoas claras que se queimam muito, devem usar no mínimo 15.

* A radiação UVB tem comprimento de onda mais curto e é mais intensa entre as 10 e 16 horas, sendo a principal responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele. Tome cuidado com o horário para tomar sol.

Fonte: SBD

Voltar para todos os Posts